Trump anunciou que as tarifas de 25% para o Canadá e o México começam a valer na próxima terça-feira. Essa decisão marca um ponto crucial nas relações comerciais entre os EUA e seus vizinhos, aumentando as tensões econômicas na América do Norte.

O presidente dos EUA, Donald Trump, reiterou que as tarifas de importação de 25% entrarão em vigor a partir da próxima terça-feira, 2 de abril, para o México e o Canadá. Estas medidas, que abrangem produtos americanos, estão criando apreensão entre os mercados financeiros e os setores que dependem do comércio com os vizinhos norte-americanos.
Durante uma coletiva na Casa Branca, Trump destacou que a imposição de tarifas é parte de um esforço maior para forçar os países a melhorar suas práticas comerciais e de segurança na fronteira, especialmente em relação ao tráfico de fentanil. “Eles terão que ter tarifas. O que precisam é construir fábricas nos EUA para evitar taxas”, afirmou Trump.
Com a ampliação dos comentários sobre a economia, os índices de ações dos EUA reagiram negativamente, com o Dow Jones caindo 1,58% e o S&P 500 em 1,78%. A pressão está aumentando para os líderes canadenses e mexicanos, enquanto se preparam para possíveis retaliações e ajustes em suas políticas comerciais.
A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joly, declarou que Ottawa está pronta para responder a essas novas tarifas e que existem preocupações sobre a volatilidade que essas ações estão gerando.
Enquanto isso, foi relatado que Trump também planeja aumentar tarifas sobre produtos chineses a menos que acordos sejam feitos para controlar o tráfico de drogas, evidenciando uma política comercial agressiva que pode afetar casos de produtos importados de várias nações e as economias locais.
Com a possibilidade de um cenário de incerteza nas relações comerciais, líderes de ambos os lados precisam se preparar para discutir soluções para evitar um colapso econômico nas fronteiras dos países.