Neste ano, o Oscar, que homenageou o filme ‘Anora’, registrou 19,7 milhões de telespectadores, quebrando seu recorde de audiência em cinco anos. O evento, transmitido pela ABC, teve uma leve alta em relação ao anterior, onde 19,5 milhões acompanharam a cerimônia.
LOS ANGELES (Reuters) – A cerimônia do Oscar 2025, que reconheceu o filme independente ‘Anora’, atraiu 19,7 milhões de telespectadores nos EUA, a maior audiência para as honrarias de Hollywood em cinco anos, de acordo com a emissora ABC. Essa contagem inclui aqueles que assistiram em dispositivos digitais, aumentando a audiência revisada em relação aos 18,1 milhões mencionados anteriormente.
A audiência teve um crescimento de 1% em relação ao ano anterior, quando 19,5 milhões viram ‘Oppenheimer’ levar o prêmio de melhor filme. Dentre os adultos abaixo de 50 anos, o aumento foi de 19% em relação ao ano passado.
‘Anora’, um conto que mistura elementos de fantasia com drama, conquistou não apenas o prêmio de melhor filme, mas quatro outras estatuetas na mesma noite, apesar de arrecadar apenas US$40 milhões nas bilheteiras, comparados aos quase US$976 milhões de ‘Oppenheimer’.
O comediante Conan O’Brien apresentou o evento, que optou por evitar temas políticos e teve a duração de quase quatro horas. O mesmo foi exibido ao vivo pela ABC e, embora tenha enfrentado algumas falhas no Hulu, conseguiu gerar 104,2 milhões de interações sociais, superando eventos como o Grammy e o Super Bowl.
No total, essa edição do Oscar se destacou, não só pelo número de telespectadores, mas também por reconhecer a evolução do público que, com o tempo, tem se desviado da televisão tradicional, em favor das plataformas digitais de streaming.
Além disso, o Oscar de maior audiência foi em 1998, quando ‘Titanic’ foi o grande vencedor, com mais de 57 milhões de espectadores.