Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, defende isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, enfatizando que busca promover justiça social e não apenas correção fiscal.
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a proposta de isentar quem ganha até R$ 5 mil mensais do Imposto de Renda (IR) não se limita a um ajuste fiscal. Durante uma coletiva, Durigan ressaltou que a iniciativa visa promover justiça social, refletindo um comprometimento do governo com as contas públicas e a melhoria da vida das pessoas.
Importância da reforma tributária
Em sua fala, Durigan destacou a aprovação do novo arcabouço fiscal, afirmando que o “germe” da reforma do IR foi plantado ao longo de 2023, quando foram discutidas questões como a tributação de fundos exclusivos e offshore.
O secretário parece confiante na aprovação da proposta, que considera uma “entrega maiúscula” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acredita que, caso a reforma seja aprovada, haverá um avanço importante para a justiça social no Brasil.
Dentre os indicadores econômicos citados, Durigan mencionou o crescimento do PIB e a queda na taxa de pobreza, como sinais da recuperação econômica do país. Ele considera a reforma do IR e a reforma tributária do consumo, como movimentos fundamentais para melhorar a equidade fiscal no Brasil.