Com a ascensão de Donald Trump à presidência dos EUA, promessas de revitalizar a economia global geraram impactos em tarifas comerciais, levando investidores a buscar alternativas fora do país.
Impacto das tarifas comerciais
Desde que Donald Trump assumiu a presidência, em 20 de janeiro deste ano, uma das suas principais promessas foi reestabelecer os Estados Unidos como um centro de poder econômico. No entanto, as tarifas impostas a países como México, Canadá, China e União Europeia geraram um efeito contrário, levando investidores a redirecionar seus fundos para bolsas de valores no exterior.
Consequências para o mercado
As tarifas exigidas pelo governo americano resultaram em um aumento de custos para empresas, que por sua vez, passaram a repassar esses custos aos consumidores. Essa situação gerou preocupação quanto à competitividade dos produtos americanos, o que despertou um êxodo de investidores. As principais bolsas que estão absorvendo esse movimento incluem as da Europa e da Ásia.
Reações e alternativas
Especialistas indicam que esse exôdo pode ter efeitos de longo prazo para a economia americana se a situação não for revertida. Investidores estão se tornando mais cautelosos, refletindo sobre as suas opções enquanto buscam segurança em mercados internacionais.