A iniciativa Equals, parceria global pela igualdade de gênero na era digital, lançou sua nova missão em um painel no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, visando capacitar cem milhões de mulheres e meninas na próxima década.
A iniciativa Equals Global Partnership for Gender Equality in the Digital Age lançou sua nova missão e visão no dia 4 de março durante um painel no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona. A coalização, voltada para o empoderamento de mulheres e meninas no ambiente digital, propôs uma ambiciosa meta de capacitar cem milhões de mulheres e meninas na próxima década, garantindo sua participação ativa na economia digital.
O principal objetivo da Equals é aproveitar as tendências digitais emergentes e oferecer às mulheres e meninas habilidades e recursos necessários para prosperar no mundo digital. A missão é clara: alcançar a igualdade de gênero digital até 2035.
A coalização inclui importantes organizações como a International Telecommunication Union (ITU), International Trade Centre (ITC), ONU Mulheres, ONU University e GSMA. Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da ITU, destacou que a transformação digital bem-sucedida depende da presença de mulheres e meninas na vanguarda da mudança, evidenciando a importância de uma renovação no foco de capacitação.
Plano de ação
O projeto será estruturado em grupos de trabalho temáticos, com ciclos de dois anos, a fim de assegurar flexibilidade para enfrentar novos desafios e aproveitar oportunidades emergentes. A Equals seguirá defendendo mudanças de políticas, promovendo colaboração entre os setores público e privado e lançando programas que favoreçam a inclusão de mulheres e meninas na tecnologia.
A visão da Equals é respaldada por compromissos globais, como a Agenda 2030 da ONU e o Pacto Digital Global.
Papel da tecnologia
Segundo Mats Granryd, diretor geral da GSMA, a ascensão da IA e da inovação digital representa oportunidades inéditas para um mundo mais inclusivo. “Sem ação intencional, no entanto, mulheres e meninas correm o risco de ficar para trás. A Equals Global Partnership está comprometida em garantir que todas possam participar plenamente da economia digital e moldar o futuro da tecnologia”, ressaltou.
Saiba mais em Equals.