O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a cena da reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente americano, Donald Trump, chamando-a de ‘grotesca’ e desrespeitosa. Ele afirmou que o tratamento dispensado a Zelensky reflete uma falta de respeito na diplomacia internacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (1) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi humilhado durante a audiência com o presidente americano, Donald Trump. Lula classificou as cenas, transmitidas ao vivo pela imprensa, de ‘grotescas’.
‘Eu não sou diplomata, mas nunca se viu uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa quanto aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca’, declarou Lula a jornalistas em Montevidéu, antes de participar da posse do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
Na cabeça do Trump
O presidente brasileiro insinuou que uma parte da sociedade vive do desrespeito para com os outros e que a falta de respeito impede o real funcionamento da democracia. Lula argumentou que a atitude de Trump foi uma clara humilhação a Zelensky, que na visão do presidente americano ‘merecia’ esse tratamento.
Lula também se encontrou com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, onde discutiu a possível responsabilidade da Europa na reconstrução da Ucrânia e na manutenção da OTAN.
Proposta Brasil-China
Além disso, Lula lembrará a proposta de negociação entre Brasil e China, que visa reunir Ucrânia e Rússia com outros mediadores para discutir a paz. Ele ressaltou que a Europa agora busca incluir Zelensky nas negociações após a conversa de Trump com Putin.
Lula concluiu afirmando que não há possibilidade de paz se apenas um dos lados for considerado nas conversas.