Claudia Sheinbaum, presidente do México, afirmou que seu país responderá com tarifas próprias às imposições feitas pelos Estados Unidos, reafirmando a posição mexicana em defesa de seus interesses.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou nesta terça-feira que o país reagirá às tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos mexicanos com suas próprias tarifas retaliatórias. As tarifas dos EUA, que foram anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump, entraram em vigor, aumentando a pressão sobre as relações comerciais entre os dois países.

Sheinbaum anunciou que os detalhes sobre quais produtos serão tarifados pelo México serão revelados em um evento no próximo domingo na Praça Central da Cidade do México. A presidente ressaltou que a decisão dos EUA é injustificável e que busca sempre medidas negociadas.
O cenário de tensão comercial elevará os riscos de retaliações, especialmente considerando que o México é um grande parceiro comercial dos Estados Unidos. Apesar da firme posição, Sheinbaum enfatizou que não deseja um confronto, mas fará o necessário para proteger os interesses do povo mexicano.
As tarifas que afetarão produtos mexicanos e, por sua vez, os produtos que serão tarifados a partir do México, serão reveladas no evento que acontece no dia 9 de fevereiro. Além disso, a presidente afirmou que o México é um país soberano, que buscará sempre um diálogo aberto e respeitoso.
Enquanto isso, o resto do mundo observa atentamente como essa disputa comercial se desenrolará, especialmente com outras nações que também enfrentam tarifas dos EUA, como a China e o Canadá. As tarifas mexicanas poderão impactar a dinâmica de mercado e as relações comerciais entre essas nações.