As obras do Túnel Santos-Guarujá iniciaram nesta segunda-feira, 3, com sondagens fundamentais no estuário de Santos, prometendo transformar a mobilidade na região.
As obras do Túnel Santos-Guarujá começaram nesta segunda-feira, 3, com as sondagens no fundo do estuário de Santos, no litoral de São Paulo. O lançamento oficial dos trabalhos ocorreu na última quinta-feira, 28, em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Incluído no Novo PAC, o túnel será a maior obra do programa federal e custará cerca de R$ 6 bilhões em aporte. O valor será dividido igualmente entre a União e o governo do Estado de São Paulo. Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa.
A sondagem para coleta de amostragem de sedimentos na área do canal de navegação do Porto de Santos visa viabilizar a obra do Túnel Santos-Guarujá, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS). Devido à ação, a navegação será suspensa temporariamente no canal onde irá passar o Túnel. Das 6h às 16h, o trecho entre o terminal da Citrosuco e o terminal de cruzeiros estará interditado para embarcações.
Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, a travessia será realizada em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.
O projeto prevê três faixas de rolamento por sentido, com uma destinada à passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e acesso para pedestres e ciclistas. O interesse por participar do leilão já atraiu oito empresas, incluindo a espanhola Acciona e a multinacional China Communications Construction Company (CCCC).