A Equals Global Partnership for Gender Equality in the Digital Age lançou sua missão e visão no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, visando capacitar 100 milhões de mulheres e meninas na próxima década para a economia digital.

Painel do MWC apresentou nova missão e visão da Equals

A iniciativa Equals Global Partnership for Gender Equality in the Digital Age apresentou sua nova missão e visão na terça-feira, 4, durante painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. A coalizão, criada para empoderar mulheres e meninas no mundo digital, estabeleceu a meta de capacitar cem milhões de mulheres e meninas na próxima década para se tornarem ativas na economia digital.

O objetivo da Equals é aproveitar o potencial de tendências digitais emergentes e prover mulheres e meninas com habilidades, recursos e oportunidades digitais. O foco prioritário da iniciativa é alcançar a igualdade de gênero digital até 2035.

**Plano de ação**
A iniciativa será organizada em grupos de trabalho temáticos que operarão em ciclos de dois anos, garantindo flexibilidade para se adaptar a novos desafios. Os membros da Equals continuarão a defender mudanças de políticas e a promover a colaboração entre setores público e privado, além de lançar programas para apoiar mulheres e meninas na tecnologia.

**O papel da tecnologia**
Mats Granryd, diretor geral da GSMA, comentou sobre o crescimento da IA e da inovação digital, destacando que essas tecnologias apresentam oportunidades sem precedentes para construir um mundo mais inclusivo. “Sem uma ação intencional, mulheres e meninas correm o risco de ficar para trás”, afirmou.

O potencial da colaboração e da vontade de inovar é fundamental para o progresso desta iniciativa, em alinhamento com estruturas globais como a Agenda 2030 da ONU e o Pacto Digital Global da ONU.