Após um início de pregão tranqüilo, as bolsas de Nova York despencaram devido a novas incertezas econômicas. Confira como as estratégias recentes do governo dos EUA impactaram o mercado e o que esperar nos próximos dias.
Após um começo de sessão cauteloso, as bolsas de Nova York despencaram durante a tarde. A reafirmação do presidente dos EUA sobre a taxação de 25% sobre importações do México e do Canadá provocou uma reação forte no mercado.
A Nvidia, uma das ações mais afetadas, chegou a perder quase 10%, arrastando o índice Nasdaq Composite para uma queda significativa. O bitcoin, que havia encontrado um certo impulso após anúncios favoráveis do governo, também se viu em uma trajetória descendente. Como pode isso ter acontecido?
O presidente recente teve um primeiro contacto positivo com a indústria de criptomoedas, mas a incerteza em relação às tarifas imediatamente virou o humor do mercado. As ações da Coinbase e Robinhood, que estavam ligadas a ativos digitais, também refletiram essa negatividade com quedas de 5% e 6%, respectivamente. A MicroStrategy, que inicialmente saltou 14%, sofreu uma reversão de mais de 3% em suas ações.
Aversão ao risco
Os investidores, já preocupados com o aumento das tarifas, começaram a demonstrar cautela. Os dados econômicos recentes mostram sinais de uma desaceleração, o que preocupa ainda mais, por aumentar a aversão ao risco entre grandes investidores. A expectativa de muitos era que houvesse um acordo antes da nova taxação entrar em vigor. Analistas alertam que essa situação pode criar um fluxo contínuo de venda no mercado em busca de desacumular posições.
Enquanto isso, a agenda econômica desta semana promete ser intensa, com a divulgação de indicadores que podem moldar ainda mais o comportamento dos investidores. O relatório de empregos e outros dados econômicos estão programados, e os traders aguardam ansiosamente para entender qual será o impacto real dessas novas políticas governamentais.