O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a homologação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e detalhes sobre as próximas etapas. Confira o que vem por aí.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos homologou nesta sexta-feira (7), em Brasília, os resultados finais de cargos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que não exigem curso de formação. A convocação de candidatos para os cursos de formação e os editais para a terceira etapa do processo também foram publicados.
O ministério destacou que o perfil dos aprovados diversifica, incluindo candidatos de todos os estados do Brasil, com um terço das vagas ocupadas por pessoas pretas, pardas, com deficiência e indígenas, refletindo um importante passo em direção à democratização do acesso ao serviço público.
Cerca de 36,5% dos classificados vieram de cidades do interior do Brasil, evidenciando a importância de ampliar a distribuição das provas. “A previsão é que as convocações para os cargos sejam iniciadas entre o final de abril e o início de maio, após a sanção da Lei Orçamentária Anual”, completou o ministério.
Com a publicação dos editais de homologação e habilitação, o CPNU avança para sua última etapa. Para os convocados para cursos de formação, a matrícula será obrigatória. A aprovação nessa fase é crucial para garantir a nomeação dos candidatos.
A participação nos cursos será eliminatória e classificatória, e aqueles que não se matricularem dentro do prazo estabelecido estarão automaticamente fora do processo.